domingo, 29 de julho de 2012

Sobre dias lindos


                Ouvir a afirmação "que dia lindo" sempre me gerou certa angústia. Um dia lindo é como uma intimação, destas levadas por oficial de justiça e tudo, para sair imediatamente de casa sem direito a bagagens ou telefonemas, e consumir o dia. Mas a questão é que nada parece ser suficiente diante da grandiosidade de um belo dia. Certa vez resolvi dividir esta agonia com uma amiga, daquelas que a gente confia as insanidades dos pensamentos. Para minha grata surpresa e absolvição ela também sentia igual, a terrível limitação de corresponder a um dia lindo, uma meliante a não cumprir a ordem de viver.  Chegamos a uma conclusão engraçada, embora fora da lei: um dia lindo é merecedor de um streeptease, de um encontro com a própria pele, e assim correr nua pelas ruas, pelos campos, sem rumo, sem roupas, sem nada além da beleza da hora. Assim poderíamos nos fundir ao dia, sermos uma coisa só: terra, sol, corpo, vento, água e fogo. Este desejo atávico nos encontra vez ou outra, desempoeira nossos corpos domesticados e sacode nossa frágil infante civilidade. Percebe-se então o perigo de um dia lindo, é o toque de tambores que nos chama a transgredir as boas maneiras conquistadas e ser um tanto bicho, um tanto livre, um tanto chão, um tanto céu, um tanto Deus, um tanto nós. 

Márcia Batista

3 comentários:

Sheila C.S. disse...

Foi beleza da hora encontrar a quem confiar insanidades do pensamento. Se não é possível ceder a intimação, possível é quase viver este momento a partir das tuas palavras... Lê-se a primeira e pode-se sair correndo, sentindo, se reconhecendo na tua capacidade de expressar estes sentimentos doidos, que tornam-se únicos quando se tem com quem compartilhar. Como é bom se fazer entender, como é bom que haja irmandade no universo dos sonhos, do íntimo, das nossas doces loucuras... Que não nos faltem dias lindos e desejos de nudez perante as belezas desta vida.

Márcia disse...

Eis a insana confessa! Parece que "a nudez perante as belezas desta vida" é nossa busca de sempre. Aprender a usar mais a pele, a tirar mais as roupas. Beijos

Vanessa Garcia disse...

Amei! Onde penduro as roupas?? afinal, hoje está um dia lindo!